COBOL - Configuração do Ambiente



Instalando EM COBOL no Windows/Linux

Existem muitos Emuladores grátis Mainframe está disponível para Windows que pode ser usado para escrever e aprender COBOL simples programas.

Uma tal emulador está Hércules, que pode ser facilmente instalado no Windows, seguindo alguns passos simples, como indicado abaixo:

  • Baixe e instale o emulador Hercules, que está disponível a partir da Hercules' página inicial site: www.Hércules-390.ue

  • Uma vez que você tenha instalado o pacote na máquina Windows, ele irá criar uma pasta como, por exemplo, C:\hercules\MVS\em cobol.

  • Execute o Prompt de Comando (CMD) e acessar o diretório C:\hercules\MVS\em cobol no CMD.

Hercules é um software de código-fonte aberto execução do mainframe System/370 e da ESA/390 arquiteturas, além de a última 64-bit z/arquitetura. Hercules é executado sob Linux, Windows, Solaris, FreeBSD e Mac OS X.

O usuário pode conectar-se a um servidor mainframe em uma série de formas, um thin client terminal fictícia,Virtual Client System (VCS), o Virtual Desktop System (VDS). Cada usuário válido é dado um id de login para entrar no Z/OS interface (TSO/E o ISPF).

Compilar programas COBOL

A fim de executar um programa em COBOL em modo em lote usando JCL, o programa precisa ser compilado, e carregar o módulo é criado com todos os sub-programas. O JCL usa a carregar o módulo e não o programa real no momento da execução. O carregar as bibliotecas são concatenados e dado para o JCL no momento da execução usandoJCLLIB o STEPLIB.

Existem muitos compiladores mainframe utilitários disponíveis para compilar um programa em COBOL. Algumas empresas utilizam ferramentas de gerenciamento de alterações como Endevor, que recolhe e armazena todas as versões do programa. Isso é útil no rastreamento das mudanças feitas para o programa.

//COMPILE   JOB ,CLASS=6,MSGCLASS=X,NOTIFY=&SYSUID             
//*            
//STEP1     EXEC IGYCRCTL,PARM=RMODE,DYNAM,SSRANGE
//SYSIN     DD DSN=MYDATA.URMI.SOURCES(MYCOBB),DISP=SHR
//SYSLIB    DD DSN=MYDATA.URMI.COPYBOOK(MYCOPY),DISP=SHR
//SYSLMOD   DD DSN=MYDATA.URMI.LOAD(MYCOBB),DISP=SHR
//SYSPRINT  DD SYSOUT=*
//*

IBM IGYCRCTL é um compilador COBOL utilitário. O compilador as opções são transmitidos utilizando o PARM parâmetro. No exemplo acima, UTILIZADOR instrui o compilador a utilizar modo de endereçamento relativo no programa. O programa em COBOL é passado através da SYSIN parâmetro. Nódoa é a biblioteca usada pelo programa no SYSLIB.

Executando programas EM COBOL

Abaixo está um exemplo onde a JCL MYPROG programa é executado com o arquivo de entrada MYDATA.URMI.ENTRADA e produz dois arquivos de saída escritos para o carretel.

//COBBSTEP  JOB CLASS=6,NOTIFY=&SYSUID
//
//STEP10    EXEC PGM=MYPROG,PARM=ACCT5000
//STEPLIB   DD DSN=MYDATA.URMI.LOADLIB,DISP=SHR
//INPUT1    DD DSN=MYDATA.URMI.INPUT,DISP=SHR
//OUT1      DD SYSOUT=*
//OUT2      DD SYSOUT=*
//SYSIN     DD *
//CUST1     1000
//CUST2     1001
/*

O módulo de carga MYPROG está localizado em MYDATA.URMI.LOADLIB. É importante observar que o JCL acima pode ser usado para um não-DB2 módulo COBOL só.

Executar EM COBOL e DB2, programas

Para executar a linguagem COBOL e DB2, programa especializado, uma IBM utilitário é usado no JCL e do programa; DB2 região e parâmetros necessários são passados como entrada para o utilitário.

Os passos seguidos na execução de um COBOL e DB2, programa são as seguintes:

  • Quando a linguagem COBOL e DB2 programa é compilado, um DBRM (Database Request Module) é criada juntamente com a carregar o módulo. O DBRM contém as instruções SQL de programas COBOL com sua sintaxe marcado para ser correto.

  • O DBRM está vinculada ao DB2 região (meio ambiente) em que o COBOL vai correr. Isso pode ser feito usando o IKJEFT01 utilitário em um JCL.

  • Após a ligação, o COBOL e DB2, programa é executado usando IKJEFT01 (mais uma vez) com a carregar a biblioteca e o DBRM biblioteca como a entrada para o JCL.

//STEP001  EXEC PGM=IKJEFT01
//*
//STEPLIB  DD DSN=MYDATA.URMI.DBRMLIB,DISP=SHR
//*
//input files
//output files
//SYSPRINT DD SYSOUT=*
//SYSABOUT DD SYSOUT=*
//SYSDBOUT DD SYSOUT=*
//SYSUDUMP DD SYSOUT=*
//DISPLAY  DD SYSOUT=*
//SYSOUT   DD SYSOUT=*
//SYSTSPRT DD SYSOUT=*
//SYSTSIN  DD *

   DSN SYSTEM(SSID)
   RUN PROGRAM(MYCOBB) PLAN(PLANNAME) PARM(parameters to cobol program) -
   LIB('MYDATA.URMI.LOADLIB')
   END
/*

No exemplo acima, MYCOBB é o COBOL e DB2, programa executado usando IKJEFT01. Por favor, note que o nome do programa, do subsistema do DB2, SSID (Identificador), e DB2, nome do plano são passados dentro do SYSTSIN DD comunicação. O DBRM biblioteca é especificado no STEPLIB

Tente a opção On-line

Você realmente não precisa de configurar o seu ambiente para começar a aprender linguagem de programação COBOL. Isso é muito simples, já que o ambiente de programação COBOL on-line, de modo que você pode compilar e executar todos os exemplos online ao mesmo tempo em que você está fazendo a sua teoria. Isso lhe dá confiança no que você está lendo e para verificar o resultado de opções diferentes. Sinta-se à vontade para modificar qualquer exemplo e executá-lo on-line.

Tente o seguinte exemplo usando nosso tentar, opção disponível juntamente com o código de nosso site.

IDENTIFICATION DIVISION.
PROGRAM-ID. HELLO.

PROCEDURE DIVISION.
   DISPLAY 'Hello World'.
STOP RUN.

Quando você compilar e executar o programa acima referido, que produz o seguinte resultado:

Hello World

Para alguns dos exemplos apresentados neste tutorial, você vai encontrar a tentar a opção do nosso código do website seleções em cima, à direita canto que vai levar você para o compilador on-line. Assim, basta fazer uso do mesmo e desfrute da sua aprendizagem. Tente a opção seria trabalhar apenas com o código compatível com OpenCOBOL. Os programas que requerem JCL (arquivo de entrada, ou arquivo de saída Parâmetros) para a sua execução não iria correr no Tryit opção.

Advertisements